Assistência nas Autoestradas.

Oficiais de Mecânica.

O profissional que, na posse de bons conhecimentos de mecânica e eletricidade-auto, procede a patrulhamentos ao longo da autoestrada, assegurando a vigilância e a assistência aos utentes em situações de avaria e/ou sinistros. Pode realizar pequenas operações de montagem e reparação automóvel, utilizando equipamento adequado.

 

Falta desenvolver em Portugal uma consciência relativa a esta profissão e transformar o conhecimento desta em prol da segurança rodoviária. É o conhecimento que salva vidas neste terrível destino de tantos morrerem em acidentes de viação. Há que refletir sobre a diferença entre informação e conhecimento. Refletir na oportunidade de recolher informação sobre a prevenção, sobre a sinalização e sobre os perigos não espelhados da verdadeira realidade a que estes profissionais estão sujeitos.

 

Infraestrutura/ Tecnologia automóvel

O condutor é levado a confiar no sentimento de segurança transmitido pela tecnologia no automóvel. A boa insonorização, os mecanismos mecânicos e eletrónicos de estabilização nos automóveis da atualidade, fazem esquecer, quantas vezes que a lei da física se mantém, independentemente da tecnologia adotada.

A engenharia automóvel permite salvar muitas vidas quando ocorre um embate violento. A capacidade de amortecimento do impacto, conseguida nos recentes automóveis, tem, em situações de acidente, melhorado consideravelmente os danos que qualquer embate pode causar, tanto aos peões como ao próprio condutor. Contudo, as capacidades humanas, as suas falhas, a sua resistência, os seus limites nos tempos de reação, etc., são as que sempre foram e as estatísticas da sinistralidade, continuam a demonstrar essa realidade com a frieza dos números.

Na estatística dos números, cada número, conta a história de uma vida, daqueles que morrem, dos que ficam feridos, dos familiares e amigos. E os prejuízos multiplicam-se. Desde os humanos em vítimas mortais e feridos graves, aos custos na saúde, consequências emocionais, perdas de produtividade, etc.

Por incrível, em Portugal a taxa de motorização é superior aos países do Norte da Europa. Os fatores para essa realidade podem ir desde, os sociais, mau planeamento das cidades, entre outros, cujo crescimento foi feito à margem de qualquer prioridade da utilização do transporte público.

 

safe_image.jpg

ng5323792.jpg

imgk.jpg

 

 

 

publicado por Oficial de mecânica às 12:32 | link do post | comentar