Etiqueta dos pneus...

Nova etiqueta dos pneus

 

Os pneus “novos” têm etiqueta informativa

Etiquetar os pneus para que os consumidores possam estar informados sobre as propriedades técnicas.

Nomeadamente, a performance de eficiência energética, a aderência em piso molhado e o nível de ruido.

 

Por forma a cumprir o Regulamento (EC) 1222/2009, os pneus para veículos ligeiros de turismo (C1), veículos comerciais ligeiros (C2) e veículos comerciais pesados (C3), produzidos depois de 1 de Julho, DOT 2712, têm de conter uma etiqueta.

Nota: exceções aos pneus recauchutados, de competição, sobresselentes, com índice de velocidade inferior a 80 km/h, com pregos, de utilização profissional fora de estrada, e pneus de veículos antigos.

 

Eficiência Energética

 

Dividida em 7 classes: de A (máxima eficiência) a G (menos eficiência)

A diferença de eficiência entre as classes A e G pode resultar numa poupança de combustível até 7,5%.

 

Aderência no Molhado

 

Também dividida em 7 classes: de A a G

A diferença entre classes pode equivaler a uma distância de travagem até menos 18 metros mais curta para uma velocidade de 80 km/h.

 

Ruido Exterior

 

Dividido em 3 categorias medido em decibéis (dB).

Para uma nova escala gráfica para pneus europeus a serem introduzidos até 2016.

 

Fonte: Avaliação do impacto SEC (2008) 2860 da Comissão Europeia.

 

Site Continental

 

http://www.conti-online.com/generator/www/pt/pt/continental/automobile/themes/tirelabel/eu_label_movie_pt.html

 

Site GoodYear

 

http://www.goodyear.eu/po_pt/tire-advice/eu-tire-label/

 

 

Eu não inventei nada. Eu redescobri.

August Rodin

 

 

publicado por Oficial de mecânica às 23:44 | link do post | comentar