Auto-estrada A25 sem “polícia de trânsito”...

MORTES NA ESTRADA VAMOS TRAVAR ESTE DRAMA.

 

Tartarugas insufláveis no tejadilho do carro de família não parecem substituir os “aileron’s da imaginação autóctone.

 

Esperamos que na sequência do grave acidente na A25 se considere de uma vez por todas que existem lacunas quanto ao “patrulhamento em circulação”.

 

Patrulhamento que deve se efectuado por parte de uma "policia de trânsito", mas também de patrulhas pertencentes às concessionarias e devidamente equipadas para uma sinalização eficaz quando ela se mostre premente.

 

Alguma coisa séria terá de ser feita pelo poder político e pelas entidades que detêm o poder de fiscalização. É também, urgente, transformar as mentalidades de um grande número de condutores, pois em pleno século XXI ainda assistimos a atitudes de muitos condutores que não acompanharam o nível de qualidade dos seus automóveis, ou, quiçá, essas atitudes se devam em parte ao facto de possuírem esses mesmos automóveis.

 

Estes assuntos podem percorrer as mais banais opiniões, as mais técnicas, ou as de carácter "Legis", no entanto, é uma matéria que requer uma multidisciplinaridade enorme.

 

Na qualidade de oficial de mecânica (de assistência rodoviária) sempre considerei o “patrulhamento em circulação” como um dos melhores serviços que o automobilista pode ter ao seu dispor quando circula numa qualquer estrada ou auto-estrada.

 

Esse serviço deve ser prestado por uma "polícia de trânsito" qualificada e cumulativamente, por um serviço também ele qualificado das concessionárias de estradas e auto-estradas.

 

Como se vê claramente no acidente da A25, existiram graves lacunas. Tanto a nível do patrulhamento como ao nível da sinalização dos factores atmosféricos e posteriormente, da sinalização dos sucessivos acidentes.

 

Apesar de estas questões passarem pela segurança dos oficiais de mecânica no que concerne à segurança no trabalho (SHST), passam também pela segurança dos utentes/clientes pela qual sempre me debati e continuo a “lutar”.

 

 

Isto porque, para além da questão profissional ela é também uma questão de consciência cívica. Pelo que consta os elementos da BT da GNR de Aveiro tiveram essa consciência:

 

Patrulha da GNR adivinhava tragédia.

 

Uma patrulha do Destacamento de Trânsito (DT) da GNR de Aveiro, a única daquela unidade que circulava na A25 segunda-feira à tarde, foi convocada para sair do nó de Talhadas, onde se encontrava em serviço, para acorrer a três acidentes ocorridos noutros locais.

Os militares ainda alertaram que caso saíssem do local poderiam ocorrer consequências graves devido ao mau tempo e ao muito trânsito ali verificado – mas a falta de meios fez com que tivessem de abandonar a zona onde, meia hora depois, dois choques em cadeia com 56 viaturas causaram cinco mortos confirmados e 73 feridos.

 

"Três outros acidentes de viação ocorreram quase em simultâneo na área patrulhada pelo DT de Aveiro, e a escassez de meios obrigou à chamada de todas as patrulhas disponíveis", disse ao CM o major Couto, da GNR de Aveiro.

 

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/patrulha-da-gnr-adivinhava-tragedia

 

Azambuja Série de choques em cadeia na A1 envolve 80 viaturas e causa 3 mortos

18 Nov.2005

Disseram alguns automobilistas que estiveram envolvidos nos choques ocorridos à retaguarda do primeiro acidente, ouvidos pelo DN, lamentaram

que não tenham deparado, em devido tempo, com sinalização adequada do acidente grave que tinha ocorrido à sua frente.

http://dn.sapo.pt/2005/11/18/sociedade/azambuja_serie_choques_cadeia_a1_env.html

 

 
Tragédia na A25 foi cópia de acidente em 2000 na A1
Há dez anos, foi assim também na A1: nevoeiro cerrado, condutores apressados a mais de 100 km/h, choques em cadeia – primeiro num e depois noutro sentido –, entre Torres Novas e Santarém. Uma tragédia que esmagou 257 carros, matou quatro pessoas e feriu 35...

 

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=182450

 

 

Palco de horrores na A25 fez bombeiros chorar para dentro

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Sever+do+Vouga&Option=Interior&content_id=1649098

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por Oficial de mecânica às 01:33 | link do post | comentar